Nota de falecimento: Professor Faruk José Nome Aguilera

24/09/2018 14:26

É com bastante pesar que recebemos a notícia do falecimento de Faruk Nome, professor, vice-coordenador e coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Físico-Química e Química da UFSC, falecido no dia de hoje, 24 de setembro de 2018.

O Professor Faruk atuou nas áreas de reações intramoleculares como modelos não miméticos de catálise enzimática, mecanismos de formação de compostos fosfatados ricos em energia; preparação de compostos modelo de receptores para reconhecimento molecular; catálise por micelas, microemulsões e interfaces carregadas em geral; e modelos para distribuição de metais-traço em sedimentos. Ao todo, orientou 13 alunos de pós-doutorado, 36 alunos de doutorado e 56 de mestrado. Também foi coordenador de pesquisa do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e membro do Conselho do mesmo centro, presidente da Câmara de Ensino de Graduação e pró-reitor de Ensino de Graduação da UFSC, além de outros cargos.

O velório ocorre no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, às 14h30 e o sepultamento está previsto para as 17h30 desta segunda-feira.

Os pesquisadores e alunos do PPGCAL prestam as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas por esta inestimável perda.